Os 9 erros para emagrecer mais comuns que você comete

Na tentativa de perder aquelas “gordurinhas extras”, a gente acaba acreditando em muita coisa e recorrendo à dietas malucas que vemos por aí e que só nos fazem mal. Não se preocupe, é muito simples de corrigir a maioria desses erros para emagrecer!

  1. Não siga dietas de revistas ou blogueiras, é um dos piores erros para emagrecer.

    Copiar dietas de blogueiras, ou se encantar com as promessas anunciadas na mídia do tipo: “PERCA 2 KG POR SEMANA” , “DIETA DA SOPA”, DIETA DE HOLLYWOOD” é um dos piores erros para emagrecer que você pode cometer. Não se iluda com falsas promessas.

    Infelizmente, conseguir emagrecer significa ser muito paciente, também. Lembre que você não ganhou gordurinhas extras do dia pra noite, então tenha paciência pra conseguir seus resultados também. Essa é a melhor forma de conseguir um resultado duradouro.

    É importante respeitar a individualidade biológica de cada um: o que funciona pra uma pessoa, não necessariamente irá funcionar para outra. Além disso, quando você perde peso muito rápido, provavelmente estará sacrificando sua massa magra e não as gordurinhas indesejadas! Sabe quando a gente perde peso rápido demais na balança? Infelizmente sua gordurinha pode estar ali e você sacrificou massa magra, que é uma grande aliada para te manter em forma.

  2. Siga uma alimentação equilibrada

    Comer de forma equilibrada é priorizar alimentos saudáveis em sua rotina. Desfaça o “monstro” criado em torno da palavra dieta, pois fazer dieta não significa jamais passar fome. Seguir uma dieta pode ser, apenas, comer de forma saudável, com uma boa quantidade de proteínas magras, carboidratos, gorduras saudáveis, frutas e legumes.

    Não é que você precise riscar as guloseimas da sua vida, mas o ideal é sempre buscar um equilíbrio. Se você mantém uma rotina de hábitos saudáveis, não vai engordar nos dias que desejar abrir exceções! Você também não pode se tornar uma pessoa anti-social, que não participa daquele happy hour do trabalho ou do almoço de domingo com a família. É só saber cuidar para não cometer excessos! Não precisa ficar depois com sentimento de culpa e nem ficar se acabando em aeróbicos, não faça disso um peso na sua vida. Se você é consistente em seus hábitos saudáveis, fazer pequenas exceções, em momentos pontuais e de forma consciente não vai fazer diferença. Mente sã, corpo são!

    Agora, se você resolveu chutar o balde e só faltou comer o pé da mesa, não ache que ser radical vai resolver. Acredite, você não estará compensando um fim de semana de pé na jaca ao fazer jejum no dia seguinte, se acabar na esteira ou se em sucos detox.

    O que fazer, então? Veja bem… muita calma nessa hora! Se você chutou o balde, apenas volte à sua rotina e seja consistente nela, mas nunca seja radical.

  3. Evite os falsos alimentos saudáveis

    Fuja dessa cilada! Pode até parecer inocente, mas acredite: as barrinhas de cereais que você come achando que está super firme na dieta, são cheias de açúcar, assim como sucos de frutas (altamente calóricos), pães e massas fit.

    Eu sei que a gente adora comer essas coisas, mas o ideal é evitar, sim. Não encha sua dieta de alimentos assim, pois você pode estar se enganando e, cá entre nós, sai muito mais caro do que você aderir a alimentos mais naturais. Esses alimentos te dão uma péssima falta impressão de que você está sendo saudável.

  4. Foque em ganhar massa magra para perder gordura

    Pare agora mesmo de achar que perder gordura é sua prioridade, embora você queira muito isso. Fazer disso uma obsessão é um dos maiores erros para emagrecer, pois, além de te deixar um tanto “psico”, pode te deixar frustrada (porque realmente não é tão rápido). Sabe quando a gente tá frustrada com os resultados e larga a dieta de mão? É bem por aí.

    Aqui vai a dica mais importante que você vai ver nesse post: ganhar massa muscular vai te ajudar muito a perder as gordurinhas extras, pois vai acelerar o seu metabolismo e ajudar a emagrecer.

    Comece a focar num programa de hipertrofia muscular para conseguir eliminar as gorduras extras de forma permanente!

  5. Pare de descontar problemas emocionais na comida (urgente!)

    Quantas de nós, quando está triste ou nervosa, quer se acabar em doces, chocolates e outras guloseimas? Pois é… também me identifico. Bateu a bad e a gente só pensa em fazer um brigadeirão e ficar comendo no sofá enquanto assiste Netflix. #quemnunca

    Meninas, esse erro é péssimo e é algo que temos que saber controlar. Relacionar nosso estado emocional com a comida não é legal! É importante buscar equilíbrio. Até porque, depois, além de triste, vamos nos sentir ainda piores de tanto arrependimento.

    Chame uma amiga do peito para conversar com você, vá fazer uma caminhada para refletir e botar os pensamentos no lugar (é muito bom) ou, se preferir, vá treinar. O importante é jogar essa energia em algum lugar em vez de descontar na comida!

  6. Coma bem à noite (e com equilíbrio)

    Sabe quando a gente passa o dia inteiro comendo bem pouco, segurando aquela fome e, quando chega à noite, queremos nos “premiar”? Aquele sentimento de que a gente merece, já que passou o dia todo comendo quase nada é uma super cilada e pode atrapalhar seus planos.

    Pois é… pode esquecer, porque você não merece, não! Brincadeiras à parte, esse é um dos erros para emagrecer que mais prejudica nossos planos, porque estamos nos enganando e não reconhecemos o problema.

    Se você deseja emagrecer, seu dia tem que ser equilibrado e cheio de alimentos nutritivos, e isso inclui o horário noturno.

  7.  Coma bastante proteína

    Se você quer emagrecer, saiba que uma boa ingestão de proteínas pode ser uma forte aliada! Sabe por quê? Porque proteínas causam sensação de saciedade, preservam a massa muscular, ajudam a construir músculos e, durante a digestão, queimam mais calorias que os carboidratos ou gorduras (possuem um efeito térmico maior do que os outros dois macronutrientes).

    A massa muscular pode ser a sua melhor aliada na queima de gordura, portanto, se alimente de forma equilibrada com uma boa ingestão de proteínas.

  8. Não exagere nas gorduras saudáveis

    As gorduras saudáveis que comemos, como abacate, pasta de amendoim, óleo de coco, manteiga ghee e carnes vermelhas magras, são ótimas para sua dieta, mas o exagero pode ser desastroso!

     

     

    Tenha cuidado: como esses alimentos possuem uma carga calórica elevada, seu consumo em exagero podem ser acumulados na forma de gordura.

  9. Não corte os carboidratos!

    Carboidratos são especialmente importantes para o nosso corpo, especialmente se você faz musculação. Eles podem te ajudar a emagrecer, desde que faça as escolhas corretas.

    Algumas mulheres que evitam amidos tendem a ter um apetite insaciável por gordura, porque a sua necessidade de carboidratos não está sendo atendida, e isso pode resultar em acúmulo.

    Quanto mais músculos um corpo tem, maior sua capacidade de armazenamento de carboidratos como glicogênio. Faça boas escolhas, como carboidratos complexos em sua dieta.

A melhor coisa que você pode fazer, é buscar equilíbrio na sua dieta e rotina de exercícios físicos. Se você ainda está aprendendo a comer bem e mudar seus hábitos, a ajuda de um profissional, como um nutricionista, é super importante.

Quer aprender um pouco mais sobre uma boa estratégia de como aderir a um estilo de vida saudável? Confira nosso post sobre a regra dos 80/20.

Publicado por

Carol Paschoal

Publicitária, apaixonada por marketing digital e fitness. Há 8 anos adotei o estilo de vida que me faz ser melhor em todas as áreas da minha vida. Amo treinar pesado e busco evoluir a cada dia.

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